Dirceu e o Doutor Moro

Ontem, quando José Dirceu foi preso em casa (ele estava em prisão domiciliar) o povo vibrou. Até mesmo quem não gosta de povo gostou da festa que o povo fez. E fez os rojões que o povo soltou, aqui em Curitiba, serem ouvidos em todo o país pela televisão.

Eu que estava na rua ontem, num bairro onde ninguém gosta muito de gente, vi a vizinhança toda vibrar de emoção. Assisti na TV de uma padaria: todos torcendo, embalados pela narração. O povo não é bacharel e não aprendeu como funcionam as leis, mas não é culpa dele. Somos nós, que aprendemos, que um dia decidimos que não íamos ensinar. Todo doutor aprendeu o que sabe com alguém, ou seja, teve um professor. Se não ensina para os outros é porque não quer.

O que aconteceu ontem foi que, a mando do doutor Moro, José Dirceu foi coagido a comparecer aqui em Curitiba. Esse palavreado todo de “coagido a comparecer”, “transferido” e “condução coercitiva” quer dizer somente que Dirceu foi trazido à força para cá. Por isso, quando estivermos falando com o povo, nós que aprendemos podemos dizer “trazido à força” mesmo que assim o povo entende.

José Dirceu foi trazido à força para a cadeia do doutor Moro para ser interrogado. O doutor Moro quer saber se ele confirma ter participado do esquema entre as empreiteiras e a Petrobrás. E, quem sabe, se topa delatar alguém. Mas o que Dirceu teria a declarar?

Tem muita gente que sabe quem é José Dirceu, de onde ele veio; sabe o que ele já enfrentou e o tamanho que ele tem. Sabe que Dirceu pediu um habeas corpus semana passada, que é o direito de não ser levado à força pra cadeia. Mas, quando o povo pergunta, dizem apenas: é um bandido.

Quem sabe quem é Dirceu sabe também que ele não vai falar. O juiz Moro não é capaz de arrancar uma confissão dele. Talvez ninguém seja capaz. Dirceu já passou por muita coisa pior, tem muita fibra e não se dobra.

E como Dirceu não vai falar, toda essa movimentação do doutor Moro é só pra passar na televisão e manchar a sua imagem. Mas é também para atingir Dirceu, machucar ele. Mesmo sem gostar do povo, tem gente que gosta de contar histórias pra ele. Ou melhor: de esconder uma parte da história pra que só eles fiquem sabendo.

Quem lê, então, já sabe que tudo isso é só pra show. Sabe que estão querendo se vingar de tudo o que Dirceu já fez, principalmente o estrago que ele ajudou fazer nas urnas dessa gente. E querem machucar Dirceu.

Mas Dirceu não se dobrará.

Anúncios

About ugolini

Mora em Curitiba.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: