Carta a um amigo campineiro

Querido amigo, é mais tarde do que supões.

Quando nos encontramos hoje e você me perguntou sobre arte eu não sabia mesmo o que dizer, afinal, não sou nenhum Rilke. Eu mesmo estou começando e, se não fizer nada legal logo logo vou virar uma pária por aqui. É, camarada, porque eu circulo entre os grandes e estou montado nos ombros. Todos saem dizendo por aí que eu sou escritor mas não é mesmo verdade. Já imaginou, cara? É verdade que eu li uns livros sim e que falo com fluência, mas ser escritor para mim é uma meta, não um fato. Mais: não tenho nada nas mãos para publicar agora… um livro, talvez, editado em vida ou na morte, seria mesmo para mim o suficiente. Se você tivesse um livro meu nas mãos, cara, faria o quê com esse livro? Por que o leria? Para quê ler o que um cara como eu escreve?

Mas voltando ao que você me perguntava… sim, é necessário ter ambição, sim, é necessário ter gênio. Mas isso são valores morais, mais do que valores artísticos; dependem do caráter, e o que alguém tem mesmo que ter para ser um escritor é um belo de um caráter. E o que dizer. Não vou, não posso… não quero escrever pra repetir ninguém. Não quero que me encontrem em nada, em ninguém… E não quero que pense como eu, porque isso de influência são idéias negativas, que desmontam ao invés de montar. Arte é um jogo de montar, cara. O duro é saber bem encaixar o que com o qual.

Por enquanto posso te dizer pra nunca esquecer de pegar uma flor no chão. Porque se a vida é curta a primavera é mais curta ainda, desaparece como um vento encanado. Pode parecer incômoda, vulgar até quando a vivemos, mas a lembrança que traz uma memória jovial pode aquecer o teu coração no inverno. Eu me lembro sempre de uma flor que colhi, de um café que tomei, de um papo que tive com um amigo por aí. A vida é feita disso. E nunca use o seu tempo para agredir ou difamar alguém, sobretudo se ele fizer o que você faz e for bom. É impossível comparar-se com alguém, amigo, você pode se comparar consigo mesmo no máximo.

Mas escreva um livro e, se você não for bom, abra um blog.

About ugolini

Mora em Curitiba.

Deixe uma Resposta

